crechemonet@gmail.com

+55 27 3029-1922 / 98889-8700

A Creche e Centro de Educação Infantil Monet é uma instituição privada que se constitui em uma comunidade de aprendizagem na qual jovens seres humanos são convidados a expandir mentes, sensibilidades e sensos de pertencimento a uma comunidade mais ampla. Tem o compromisso de realizar uma ação educativa, entendendo a criança como sujeito histórico de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo culturas, estabelece como metas, contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos e capazes de respeitar os princípios éticos, estéticos e políticos da Educação Infantil.

Nosso projeto educativo atende crianças de 0 a 5 anos. É fundamentado na imagem de uma criança dotada de grandes potencialidades e sujeito de direitos, privilegia a atenção à criança, a observação e a documentação dos processos de aprendizagem, o conforto, a importância a organização dos ambientes, a participação da família, a relação com a cultura da cidade e o espaço do ateliê valorizando a criatividade das crianças.

Acreditando na importância de promover a educação das crianças através do desenvolvimento de todas as suas linguagens: expressiva, comunicativa, simbólica, cognitiva, ética, metafórica, lógica, imaginativa e relacional, tem como princípios orientadores:

- Sujeitos integrais e integrados, ativos, empenhados num processo de contínua interação com os seus pares, com os adultos, com o ambiente e com a cultura;
- Produto e produtor da sua sociedade e da humanidade;
- Respeito aos direitos das crianças;
- Adultos capazes de ouvir e responder;
- As crianças como protagonistas;
- As crianças como agentes sociais ativos;
- As crianças como construtoras de significados;
- As crianças como coconstrutoras da aprendizagem;
- A pedagogia da escuta;
- A imagem da criança como rica e talentosa;
- Registro, memória e documentação.

Para isto, a Creche e Centro de Educação Infantil Monet se percebe responsável em oferecer novos meios de pensar sobre a natureza da criança como aprendiz, sobre o papel do professor e da família, sobre a organização e gerenciamento da escola, sobre o desenho e o uso dos ambientes físicos, e sobre o planejamento de um currículo que guie experiências de descobertas conjuntas e solução de problemas de forma aberta. Um espiral sem fim, uma cultura de infâncias.

Princípios

A proposta pedagógica da “Monet” respeita os seguintes princípios:

Éticos: pelo desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e, pelo respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Políticos: pela observação dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Estéticos: pela valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão que ocorre por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais.

Missão - Monet

Oferecer às crianças a possibilidade de interagir com as múltiplas linguagens em um ambiente educativo acolhedor, estimulador e rico em aprendizagens, reconhecendo as suas capacidades, valorizando-as como sujeitos de direitos e únicos, para que aprendam a pensar, tomar decisões e agir, construindo o seu próprio saber e a autonomia intelectual e moral, desenvolvendo valores como confiança, solidariedade, responsabilidade, respeito às diferenças, cidadania e atuando em relações democráticas e respeitosas com o outro, com o mundo e com a natureza.


Visão - Monet

Ser reconhecida como uma Escola de Excelência em Educação Infantil e tornar-se referência entre as Instituições de Educação Infantil no Espírito Santo e no mundo, por apostar na cultura da infância, na criança como protagonista do processo, na valorização das subjetividades, no potencial da criança, na escuta, no diálogo permanente, na parceria entre família e escola e na formação continuada da equipe.

To Top ↑