crechemonet@gmail.com

+55 27 3029-1922 / 98889-8700

Conheça os espaços da Monet

“A existência de um ambiente organizado esteticamente agradável e desafiador às crianças serve de pano de fundo para os relacionamentos interpessoais. Consequentemente, é esse ambiente que ofertará “algo” em torno do qual as crianças possam se relacionar, discutir e construir seu conhecimento por meio de trocas intersubjetivas.”
(ALFREDO HOUYUELOS, 2006).

São diversos os espaços da Escola sendo que cada um deles exerce uma Importante função.

Sala de Aula

Sala de Aula

A organização do espaço da sala de aula é considerada por nós condição essencial para que as aprendizagens aconteçam, pois está relacionada à concepção de educação assumida por nossa instituição. Este ambiente dispõe de mesas e cadeiras ou colchonetes que são organizadas para trabalho em grupos de crianças, num padrão físico que atende as faixas etárias destas. Utilizamos em sala tapetes e almofadas que são dispostos no local onde combinamos de realizar as nossas rodas. Estão também dispostos os cantos (espaços organizados com diversos materiais) que oferecem oportunidades de vivências e trocas entre as crianças em situações diversificadas. Além de terem acesso a objetos e materiais diversos que instiguem a curiosidade delas (roupas e acessórios fora de uso em relação a moda, espelho, etc.) Para o repouso diário das crianças, utilizamos colchonetes individuais.

Berçário

Berçário

As crianças começam a exploração do meio através da organização de espaços seguros para que elas possam conhecer a si mesmas e o ambiente em que estão. Proporcionamos cuidados permanentes em um ambiente acolhedor e seguro. O bem-estar, a alimentação, higiene e saúde são prioridades. Temos um papel educativo e complementar junto às famílias. No primeiro ano de vida o bebê passa por um processo acelerado de desenvolvimento e interação. Descobre o mundo por meio dos sentidos e se encontra em constante aquisição de conhecimentos. Conscientes da importância do processo do desenvolvimento da criança, a professora, equipe de berçaristas e educadores de estimulação musical e psicomotora propiciam estímulos e desafios para os bebês. Oferecemos berços, com identificação e dados pessoais, servindo como ponto de referência. As disposições dos berços na sala facilitam que se olhem, se escutem, se descubram e se imitem. Durante a amamentação a mãe e o bebê devem estar em posições confortáveis, dessa forma oferecemos uma poltrona adequada na sala do Berçário.

Refeitório

Partimos do pressuposto de que a relação entre o ser humano e sua alimentação tende a estabelecer-se precisamente durante a primeira infância e é um complexo processo de desenvolvimento psicológico. Entendemos que é necessário considerar o refeitório como espaço educativo. As refeições são oferecidas em sistema de rodízios em turmas separadas por faixa etária. Hábitos de higiene e formação de atitudes saudáveis são estimulados diariamente (lavar as mãos antes das refeições, mastigar corretamente, comer de boca fechada e valorizar a diversidade de uma alimentação balanceada). Atividades de Culinária são realizadas esporadicamente acompanhadas pelas crianças.

Parque de Areia

Área externa ampla contendo árvores frutíferas, possibilitando à criança a possibilidade de passar do cenário da sala de aula para o cenário ao ar livre. Esse ambiente propicia numerosos e ricos intercâmbios. Através da manipulação e exploração dos brinquedos do pátio de areia, oferecemos momentos privilegiados para o desenvolvimento e processo de socialização. Em nível corporal, a criança dispõe de um ambiente amplo para a conquista progressiva de habilidades motoras e para deslocar-se livremente. É provida de:
• Área ampla com areia higienizada, de acordo com as normas de segurança e saúde;
• Fonte para brincar com água no verão;
• Elementos de jogo: pás, baldes, caminhões caçamba e bacias.

Área Coberta

Este espaço é utilizado por toda a comunidade escolar em horários diferenciados e com diferentes fins (realização de atividades de movimento sob a orientação da professora com formação em Educação Física e da professora de sala, brincadeiras livres e com jogos de mesa, etc..., apresentações teatrais, recitais, aulas de capoeira, música, comemorações de aniversários, ciclo de palestras, entre outros eventos).

Jardins e parques

Na área externa criamos espaços lúdicos e um ambiente acolhedor, limpo e seguro. Os equipamentos de pátio permitem o uso autônomo e oferecem várias possibilidades de utilização. O pátio de brinquedo é um espaço no qual as crianças brincam com alto nível de interatividade e de invenção. É também um território de uso e transmissão de jogos e brincadeiras, além de permitir a livre exploração de todo o repertório simbólico-corporal das crianças. Destacamos que a criança aprende melhor com seu corpo em movimento, num processo de interação com o meio e com os objetos (materiais), colocados à sua disposição durante as aulas.

Biblioteca Itinerante

Nossa proposta de biblioteca foi criar um carrinho que possa estar em vários locais da “Monet” contendo um acervo de livros, fantoches e dedoches onde as crianças se sintam encorajadas a escolher um dos títulos para ler, levar para casa ou apenas folhear pelo prazer de apreciar as imagens ou o som extraído de cada página. Nosso propósito é fomentar o gosto pela leitura, enriquecer o imaginário infantil, criar o hábito de ler e escutar histórias, favorecer momentos de prazer em grupo ou individual, valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento e oportunizar o contato com obras literárias de qualidade.

Solário

Área livre para movimentação e banho de sol das crianças.

To Top ↑