crechemonet@gmail.com

+55 27 3029-1922 / 98889-8700

Desenvolvimento Infantil - porque é tão importante informar?

Sabemos hoje que muitas das perturbações do desenvolvimento infantil, sendo descartada a possibilidade de uma causa orgânica, têm causa emocional.
Os riscos de desenvolvimento de uma perturbação por causas emocionais dependem de fatores associados, simultaneamente, ao bebê/criança, aos pais/cuidadores e ao ambiente.
Não tendo ainda um aparelho mental suficientemente amadurecido para pensar algumas das situações que vivem, e assim tranquilizar-se a si mesma, o sintoma serve à criança para comunicar os sentimentos e emoções que não consegue pôr em palavras, como o medo, a tristeza, a insegurança, a revolta, a desilusão, a confusão, entre outras.

De um modo geral, as crianças manifestam o seu mal-estar interior através de sintomas diversos, como por exemplo:
- Enurese noturna
- Encoprese
- Atrasos psicomotores
- Instabilidade psicomotora
- Inibição psicomotora
- Perturbações da lateralização
- Tiques
- Perturbações do sono: insônia (perturbação do adormecer ou do curso do sono)
- Perturbações da Alimentação (anorexia, vômitos, mericismo, bulimia)
- Perturbações da Linguagem (atraso simples, disfasias, mutismo, gaguez)
- Agressividade
- Isolamento
- Dificuldades de relacionamento com os colegas, com os pais e/ou com os educadores.

Estes sintomas podem ser testemunho de um estado de ansiedade motivado por uma mudança pela qual a criança esteja passando, ou algum período mais crítico no seu ambiente familiar ou ainda por uma perturbação na relação com a mãe e/ou principais cuidadores.
Os pais, muitas vezes por falta de informação, não dão a devida importância, esperam que passe e deixam arrastar situações que evoluem para quadros psicopatológicos mais complicados em fases mais adiantadas do desenvolvimento.
Por outro lado, existem situações, e estas são as mais frequentes, que fazem parte do desenvolvimento normal infantil, mas que podem perturbar os pais, seja por inexperiência (mãe/pai de primeira viagem), seja por questões emocionais relacionadas com a infância dos próprios pais ou simplesmente por falta de informação. Algumas das questões que frequentemente surgem na clínica estão relacionadas com:
- o choro do bebê
- o sono do bebê/criança
- alimentação/amamentação
- Disciplina
- Manipulação Emocional
- Receios/Medos
- Hipersensibilidade e Hiperatividade
- Mentir, Roubar e Intrujar
- Autoestima (como encorajar uma autoestima positiva)
- Hábitos (roer as unhas, masturbação, tiques)
- Amigos imaginários
- A relação entre irmãos (rivalidade, ciúmes)
- Pensando em um segundo filho (intervalos entre filhos)
- A separação (deixar o bebê com outra pessoa, a Creche, mudança de casa)
- Divórcio
- Perda e desgosto (perda na família, morte de um animal de estimação, morte de outra criança).

É de nossa convicção que fornecer informação acerca do desenvolvimento infantil normal e das possíveis perturbações do desenvolvimento, aos pais, cuidadores, pedagogos e auxiliares de educação poderá esclarecê-los de modo a dar-lhes ferramentas para lidar com as mais variadas situações do dia-a-dia com tranquilidade e naturalidade, desdramatizando umas e dando a devida importância a outras, eventualmente procurando o apoio de que necessita, em benefício da criança e tendo em vista a promoção de um desenvolvimento saudável e a prevenção ao nível da saúde mental.

Irene Cardoso
Psicóloga e Psicanalista
APC – ES 23.456
To Top ↑