crechemonet@gmail.com

+55 27 3029-1922 / 98889-8700

Grupo de apoio aos Pais

O grupo de apoio aos pais consiste em uma reunião mensal, moderada por uma psicanalista, destinada aos pais e/ou principais cuidadores da criança, onde eles poderão colocar questões relacionadas com o desenvolvimento dos seus filhos e com as mais variadas situações do dia-a-dia: o sono do bebê/criança, alimentação, choro, relação com os irmãos, disciplina, receios/medos, amigos imaginários, manipulação emocional, dificuldades de separação, entre outras. Poderão desvendar o que é ou não é normal no comportamento da criança, ajudar a diferenciar o que é preocupante e já deve ser tomado em maior consideração daquilo que não é motivo para preocupação alguma ou pode ser melhorado com uma simples alteração no funcionamento do meio familiar ou no modo de lidar com essa criança na situação em causa.


DIA E HORA: Segundas-feiras, das 19h às 20h20min.
INSCRIÇÕES: Na recepção, com limite de 8 inscrições por grupo.
RESPONSÁVEL: Irene Cardoso (Psicóloga e Psicanalista)
Graduada em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Lisboa (Portugal), Pós-Graduada em Vitimização da Criança e do Adolescente pela FMUL - Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Portugal), Pós-Graduanda em Psicologia Hospitalar pelo IPV - Instituto Pedagógico de Vitória (ES/Brasil), Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – C.P. Nº 3636, Psicanalista Clínica pela Associação de Psicanálise Clínica – ES 23.456.

(*)Durante a reunião do Grupo as crianças ficarão ao cuidado de uma auxiliar de educação.

Atendimento individual com Psicanalista

O atendimento individual é destinado aos pais que se deparem com um problema familiar ou no filho que não querem expor no grupo de apoio.
Nesta consulta a terapeuta acolherá o pedido dos pais e fará uma avaliação da necessidade ou não de um acompanhamento psicoterapêutico. Poderão bastar umas poucas sessões de orientação aos pais para lidar com o problema do filho. Se for observada a necessidade de um acompanhamento psicoterapêutico os pais serão orientados para uma psicoterapia de pais, caminhando no sentido do tratamento do sintoma da criança.

Psicanálise na Monet

A Creche Monet, tem uma visão para a promoção do desenvolvimento infantil que passa pela aposta na cultura da infância, na criança como protagonista, na valorização das subjetividades, no potencial da criança, na escuta, no diálogo permanente, na parceria entre família e escola, bem como na formação permanente dos seus colaboradores. Enquadra-se assim dentro da linha de pensamento da Psicanálise que defende o desenvolvimento da criança como Seres de desejo (ao invés de presas dos desejos dos seus pais), de Seres diferenciados e autônomos, psicológica e emocionalmente saudáveis. Sendo que essa possibilidade se dá, segundo a Psicanálise, na e através da relação com os pais e principais cuidadores da criança, a Creche Monet coloca à disposição dos mesmos um conjunto de serviços que lhes permite obter as informações e o apoio de que necessitam para poder dar resposta às demandas e desafios que a criança, em permanente desenvolvimento e transformação, lhes vai colocando, respeitando-o assim enquanto Ser de desejo e Único no meio em que habita.

To Top ↑